----Drums, Radio, Technology....

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nova configuração...



Mudei a configuração da minha bateria!
A SPD-20 ficou mais para a direita e o prato de ritmo mais encostado ao segundo crash.
Assim todos os oito pads da SPD ficaram mais acessíveis e o Tom 3 "timbalão de chão" mais exposto. Futuramente, se tudo correr bem, faço intenções de trocar esse Tom - actualmente um pad de borracha - por um de Mesh, possivelmente o PDX-8 que está na posição da tarola.
Terei então que comprar um novo pad para ocupar o lugar da tarola - que será um óptimo passo para melhorar as características da minha bateria.
Desde finais de Novembro do ano passado, que surgiu-me a ideia de fazer upgrade da tarola, adquirindo o PD-105BK. Trata-se de um pad Mesh de 10 polegadas, de alta qualidade, com a ultima tecnologia "dual-triggering", que embora não sendo o topo de gama, aparece nos kits mais caros da Roland.
A compra desta peça seria um salto muito qualitativo para a minha bateria!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Roland Octapad SPD-30



Mais um produto apetitoso da marca nipónica Roland!
Pode-se considerar este Octapad SPD-30, como o sucessor do muito aclamado Total Percussion Pad SPD-20, ou mais concretamente, a continuação da aposta da Roland na vertente das baterias compactas com oito pads de borracha. A marca avançou inicialmente com o modelo PAD-8, evoluindo depois para o PAD-80 (Octapad II) e mais tarde para a série SPD, com os modelos SPD-8, SPD-11 e SPD-20 - estes já com sons internos. Relembro que tanto o PAD-8 como o PAD-80 eram apenas controladores MIDI - notem que não me referi ao recente modulo SPD-S, em virtude de este ter apenas 6 pads de borracha!

O Octapad SPD-30 tem 670 sons, não só de percussão e bateria mas também sons de guitarra baixo e sintetizadores. Tal como no SPD-20, também é possível adicionar mais pads, obtendo-se um kit mais completo, com prato de choque, bombo, toms...
Mas a novidade principal deste modelo, é a possibilidade de construção de frases em tempo real e da utilização das mesmas em loop - podendo depois, sobre essas frases, aplicar efeitos, equalização ou processamento de ambiente.
A Roland também faz referencia a uma nova tecnologia aplicada nos pads de borracha deste Octapad, que os tornam ultra-sensíveis e aumenta o isolamento entre eles para que não ocorra "disparos" acidentais.

Em resumo, parece-me que a Roland decidiu mandar para o mercado algo intermédio entre o modelo SPD-20 e o SPD-S. Uma bateria compacta com muitos sons, muitos kits e ao mesmo tempo com novas ferramentas para criar ritmos, aplicar-lhes efeitos e tocar sobre eles. Só se espera que o preço desta, seja bem mais simpático do que o preço da SPD-S!!!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Teclado M-Audio Oxygen 8 v2



Em Novembro do ano passado, altura em que comecei a trabalhar no clip "New Directions", o meu entusiasmo pelo software Ableton Live chegou a tomar tais proporções que acabei por não resistir à compra de um pequeno teclado Midi, para beneficiar das funcionalidades de sintetizador de som do programa.
Como o meu horário de trabalho tem tornado impossível a ida à minha loja favorita de musica, na Povoa de S. Adrião, a compra do teclado foi feita em Alfragide, numa loja, que cada vez que lá vou, fico mais decepcionado com a mesma.
Entrei na loja sem qualquer ideia concreta sobre o teclado a comprar. Apenas tinha como condições; ser barato e pequeno - visto que as dimensões da minha carteira e do meu escritório, também são bastante reduzidas!
Ao contrario do que o empregado me disse, após questionado sobre teclados Midi, até achei que eles tinham bastante escolha. Havia material desde o barato ao caro, e as dimensões estavam na relação directa com o preço.
A oferta de uma versão do Ableton Live nos teclados da M-Audio acabou por ser determinante na escolha da marca. E o facto do modelo mais barato da M-Audio ser pequeno e ter um preço convidativo, arrumou por completo a questão! Comprei o Oxygen 8 v2 da M-Audio.