----Drums, Radio, Technology....

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

New Directions


Clip de áudio gravado no dia 27 de Novembro de 2009

TD-3KW: Kit utilizado 9, snare 2, 7
Teclado M-Audio Oxygen 8 v2
Software de Gravação: Adobe Audition, Ableton Live
Sample File: Producer Essentials - Loopmasters
File: mp3 256Kbit/s
Tempo: 173 segundos

Sem duvida o clip de áudio que me deu mais trabalho até agora! Não em termos de dificuldade de execução das partes de bateria, mas no facto de ter utilizado pela primeira vez recursos de produção musical que até agora nunca tinha usado!
Pela primeira vez utilizei sons produzidos por um programa sintetizador ligado a um teclado Midi da M-Audio. Usei também um ficheiro "Sample" retirado de uma compilação da Loopmasters, que trabalhei no Adobe Audition de forma a criar um loop para a primeira e ultima parte da musica. E por fim "quase" toda a edição e mistura foi feita num programa, que já fiz referencia num post anterior, chamado Ableton. - Escrevi "quase" porque algumas coisas acabei por fazer no Adobe Audition, onde estou mais à vontade a mexer.

New Direction é composto por um Intro e 3 partes. O Intro foi basicamente feito enquanto testava o funcionamento do teclado, recém adquirido, da M-Audio.
A primeira e terceira parte é constituída por uma linha de bateria em simultâneo com algo que eu criei a partir de um Sample da Loopmasters.
A segunda parte, talvez a mais complicada, foi feita "quase à mão", utilizando o teclado da M-Audio e as capacidades de edição Midi do software Ableton Live, juntamente com a minha TD-3KW.

Quero agradecer à minha amiga Carla Comini, o facto de ter aceite o desafio de juntar a sua voz a este clip de áudio. Tks Carla :)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Simplicidades...



Tal como em muitas situações da vida, em que o que era interessante antes, agora já não é mas poderá voltar a ser, também na musica, ciclicamente, coisas se repetem. Uma dela, a meu ver, é o nível complexidade, não só das bandas como dos trabalhos por elas executadas.
Numa era em que os avanços tecnológicos são por demais evidentes em todos os campos, inclusive na musica, onde é possível através de maquinas e meios informáticos conceber um álbum completo sem tocar um único instrumento, surgem grupos que com um numero escasso de elementos, voltam a fazer musica simples mas extraordinariamente original e criativa.
Até mesmo a maneira como os bateristas se apresentam nestas bandas, voltou a ser simples, sem baterias complexas a abarrotar de toms e pratos de toda a espécie! A forma destes tocarem voltou a ser mais imaginativa em detrimento da exibição, que com constantes breaks, abafavam o resto dos instrumentos. Ao invés, procura-se um melhor equilíbrio entre os músicos, com a bateria a ser parte integrante e não figura de destaque.
São várias as bandas que actualmente praticam esta forma "simplista" de fazer musica; dou como exemplo os The National, Blonde Redhead e os Yeah Yeah Yeahs dos quais ponho aqui um vídeo.
- Atenção! Não confundir "simplista" com falta de talento ou de técnica! Pois nada disso falta a Brian Chase!