----Drums, Radio, Technology....

domingo, 20 de abril de 2008

Bill Bruford



São muitos os músicos e bandas para a qual Bill Bruford deu o seu contributo como baterista. Entre elas destacamos os Yes (1969 a 1975), Genesis (1976) e King Crimson (1973 a 1998).

Deixo aqui um vídeo de um solo de bateria de Bruford, durante um concerto na Alemanha em 2005, onde toca com juntamente com Tim Garland na sua actual banda: Earthworks.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

A minha bateria!



Aqui está uma foto da minha bateria!
Quem conhece as séries V-Drum da Roland, reconhecerá nesta foto o "setup" da bateria TD-3KW, com as diferenças de o pad mais à direita (Tom 3) ser um PD-7 e não um PD-8 e a montagem adicional da SPD-20 no braço direito da estrutura que suporta todo o kit (MDS-6C).

Antes de ter montado este conjunto, eu utilizava o pad de 7 polegadas (PD-7) ligado à minha SPD-20 como prato de ritmo. Quando comecei a adquirir os diferentes elementos da bateria, achei que a utilização de um pad mais pequeno na posição de "tímbalo de chão" não faria muita diferença e além disso poupava o dinheiro que gastaria na compra de mais um pad de 8,5 polegadas que deveria ser o utilizado para esta posição.

A colocação da SPD-20 na estrutura da TD-3KW é que não foi tarefa fácil!
Embora o suporte original que acompanha a SPD, seja de fácil adaptação a qualquer montagem, as dificuldades surgiram pelo facto dos braços laterais da estrutura da MDS-6C não aguentarem muito peso em cima. Tive de arranjar maneira de criar um pé de apoio ao braço do lado direito, de forma a impedir que o peso suplementar da SPD-20, acabasse por vir a danificar o mesmo.

Demorei quase um ano para ter esta bateria completa. A aquisição dos diferentes módulos que a compõem, foi feita lentamente, à velocidade permitida pelo dinheiro que ia pondo de parte mensalmente. Mas tal como se costuma dizer, "tudo está bem quando acaba bem", e este foi o caso! Demorou tempo... mas está completa!